quarta-feira, 18 de maio de 2011

Smallville 10ª super resumo final

Smallville foi a série que me fez gostar de séries, a primeira que acompanhei religiosamente ainda na TV aberta com o conceito de temporadas, episódios e continuidade finalmente instituído na cabeça, a primeira série que eu baixei lá no longínquo 2005 e a série a qual todos (ou a maioria) os meus amigos assistiam enquanto o SBT exibia as primeiras temporadas. A maioria da maioria foi deixando a série pra trás, o tempo foi deixando pra trás a maioria dessa maioria de gente, mas eu segui fiel até o fim. Falando mal às vezes, sim, mas fiel. Como se o clima já não estivesse propício para a nostalgia com o CD da trilha sonora tocando no ipod, no carro e no rádio do quarto a semana pré-finale inteira, conversas com os amigos que ainda restaram mas que já deixaram de acompanhar a série nos abriram os olhos para o fato de que já não somos mais aquelas crianças e adolescentes que torciam loucamente por Clark e Lana, que ficaram fascinados por dias pelo episódio Accelerate da segunda temporada, que esperaram com fervor os flashbacks de 1961 em Relic da terceira, que lamentaram a “morte” da Chloe enquanto a casa explodia naquela finale, que assistiram a premiere da quarta temporada infinitas vezes e já se apaixonaram pela Lois à primeira vista, que final de semana era sinônimo de “maratona de Smallville” e presentes de aniversário eram boxes da série (ok, talvez fossem os meus apenas). Se a gente cresceu, por que Clark e Chloe (os únicos remanescentes do elenco original) não poderiam?
Apesar de as últimas temporadas terem fugido da premissa e se mostrado um remake de Lois e Clark: As Novas Aventuras do Superman sem o Superman propriamente dito (era o “Borrão”), às vezes era o saudosismo falando mais alto, o ciúme, a vontade de que eles ficassem em Smallville High escrevendo n’A Tocha pra sempre. Ou, às vezes, ele esteja falando mais alto nesse exato momento e tomando conta do meu ser como o Darkseid, me fazendo superar toda palhaçada que já nos fizeram assistir e sentir apenas saudades dos tempos áureos. Porque foi muita palhaçada que tivemos que aguentar ao longo desses últimos 6 anos.
15 Smallville   10x21/22   Finale (Series Finale)
A series finale começa apostando nesse saudosismo do público, mostrando cenas do Piloto com Lex, Lana e a época em que tudo ainda era lindo, coisa que se repetiu depois que Clark luta com Lionel possuído pelo Darkseid, finalmente assumindo seu destino, e quando Tess apaga a memória de Lex. Deu pra manter a calma durante o finale estendido e, comparando com o último episódio, não nos faltou tanto com o respeito. Foi digno, a única coisa que um finale precisa ser para que seja considerado bom.
Tudo começa (e termina) no maior climão de capítulo final de novela das oito. Casamento, gravidez (um filho de 7 anos já, na verdade), morte dramática com iluminação barroca, a volta dos que não foram e uma resolução um tanto quanto rápida demais para um problema tão grande como um PLANETA DO MAL em rota de colisão com a Terra. O episódio começa sete anos no futuro com Chloe lendo um gibi que conta a origem de Smallville a seu – pausa dramática – FILHO. Já começando com um alívio. O fato de Chloe nunca ter aparecido nas histórias originais, seja nos quadrinhos ou filmes clássicos – até Lana apareceu –, sempre me causou um pouco de medo, ainda mais depois daquele episódio de alguma das primeiras temporadas onde disseram que as mulheres da família Sullivan sempre acabavam loucas. Por mais que ela sempre tenha sido meu personagem favorito de toda a série, imaginava um final dramático para a personagem. Mas foi o contrário.
Chloe diz à criança que essa é a história de como o cara com super poderes se tornou o Superman, e então voltamos à cronologia “normal” da série e nos deparamos com Lois ainda se negando a casar com Clark. Depois que teve os poderes do Superboy por algumas horas, percebeu que não queria ser egoísta e tomar de Clark o tempo que ele poderia estar usando para salvar pessoas em perigo. Então quer dizer que só porque o cara tem poderes ele não pode ter uma vida? Todo momento que passa acordado ele precisa estar indo atrás de uma tragédia? Mas Chloe dá um jeito na situação (Chloe sempre dá um jeito na situação) e eles sobem no altar. E como ela é recompensada? Sendo obrigada a arrumar a decoração da igreja junto com Oliver. Ê pobreza.
23 Smallville   10x21/22   Finale (Series Finale)
Como já era esperado, já que existe uma maldição que impede casamentos de acontecerem normalmente em Smallville, Oliver, o padrinho de Clark possuído pela Escuridão, entrega uma aliança de kriptonita dourada ao noivo, que tiraria todos os seus poderes permanentemente. Chloe percebe, dá escândalo, tem gente sendo arremessada no meio da igreja, gritaria, mas o Clark consegue passar um discurso de auto-ajuda, amor e amizade para o possuído Oliver, ele chora duas lagriminhas negras e volta a ser do bem. Forçou um pouquinho a amizade, mas ok, deixei passar. Até porque Tess tinha acabado de ser raptada e o Apokolips (um planeta do mal em chamas) está em rota de colisão com a Terra.
Darkseid foi o pior vilão da história da série. Apesar de ser o antagonista principal da temporada, aparecia poucas vezes e não surtia o efeito necessário em nenhuma delas. A temporada teve ótimos episódios, mas nenhum deles foi relacionado diretamente ao vilão. E enquanto as pessoas corriam desesperadas pelo mundo, o presidente estava indo fazer uma visita a Metropolis e o elenco insistia em se beijar e abraçar apaixonada e demoradamente.
Foi Lionel que sequestrou Tess. Acontece que o Lex original morreu de verdade, mas deixou vários clones de si mesmo espalhados por aí. Nenhum era perfeito, mas algumas partes eram. Então juntaram essas partes e montaram um novo Lex. O único órgão que faltava era o coração, e Lionel achou que Tess gostaria de “doar” o seu, por livre e espontânea ameaça de morte. Ou morria, ou morria. Claro que ela conseguiu usar seus golpes ninjas para escapar de lá e finalmente dar um tiro no Lionel, mas o pai da moça recebeu mais uma vez a visita de Darkseid e o deixou habitar seu corpo moribundo contanto que ele desse vida ao clone de Lex. E foi assim que, depois de mais da metade do episódio, Michael Rosenbaum voltou à série.
31 Smallville   10x21/22   Finale (Series Finale)
O diálogo de Lex com Clark na mansão Luthor foi incrível e me dei conta de quanta falta o personagem fez na série. “Nós temos um destino juntos, Clark. Mas em lados diferentes”.  Pena que a participação foi bem pequena. Depois da conversa com Clark, Lex mata a irmã “Lutessa” por piedade, para que ela não se torne mais uma versão dele. Enquanto morre, Tess usa uma neurotoxina que os pesquisadores de Lex usaram no Summerholt para apagar a memória do irmão. Só não faço idéia de onde ela tirou aquilo naquele momento. Como no universo clássico do Superman, Lex não sabe a identidade do super-herói, pronto, está tudo resolvido. Mas ainda acho que Tess foi uma personagem muito mal aproveitada.
Após vencer o Darkseid, Clark assume o uniforme que mamãe Kent deu no primeiro episódio da temporada (o mesmo usado em Superman Returns), salva o avião que tem Lois e o presidente dentro (em uma cena também bem Superman Returns), empurra Apokolips pra longe “e foi assim que o menino se tornou o Superman”.
Sete anos depois, Chloe termina de contar a história pro filhinho. Pelas flechas no quarto do garoto, fica subentendido que ele é filho de Oliver. Ela liga para a prima que, sete anos depois de ser arremessada pela igreja, vai tentar se casar com Clark novamente. Jimmy Olsen, irmão mais novo do Jimmy Olsen que se casou com a Chloe na oitava temporada (e interpretado pelo mesmo ator), está trabalhando no Planeta Diário. A desculpa inventada pelos roteiristas na ocasião foi que, aquele Jimmy da Chloe se chamava Henry James Olsen enquanto o Jimmy verdadeiro das histórias do Superman se chama James Bartholomew Olsen. Como já era de se esperar desde que Chloe deu a câmera do marido (acabei de perceber que Chloe é uma viúva) ao cunhadinho no enterro de Jimmy, aquele garoto viria a se tornar o verdadeiro Jimmy Olsen. Lois confirma quando diz ao fotógrafo que “your brother left big shoes for you to fill, Olsen”.
4 Smallville   10x21/22   Finale (Series Finale)
Descobrimos que Lex foi eleito presidente dos Estados Unidos e, ao som do clássico tema do Superman de John Williams, Clark diz que vai se atrasar para o casamento e sai para um ato de heroísmo, abrindo a camisa em câmera lenta e mostrando o uniforme que tem por baixo. Foi um bom final, mas não deu aquela sensação de “closure” necessária. Tom Welling nem apareceu exatamente de uniforme; aquelas cenas em que Clark salva o avião e empurra Apokolips para o espaço são sempre de longe com um Superman claramente de computação gráfica.
Foi um bom episódio, um bom final. Digno, como disse. Talvez dê pra sentir falta de vez em quando, mas todo mundo sabe que Smallville não deveria ter durado todo esse tempo.  Apesar de tudo, foi a única série de super-herói, clássico ou não, que aguentou tanto tempo assim. O projeto do Acquaman não saiu do Piloto, o do Arqueiro Verde não saiu do papel, a recente Mulher Maravilha que nem sequer estreou já foi cancelada, Heroes prometeu um monte e  acabou sendo uma vergonha. Apesar das reclamações, imperfeições e do fato que heróis são mesmo os fãs que conseguiram aguentar 10 anos, Smallville conseguiu chegar onde nenhuma outra do ramo conseguiu: na eternidade da 10ª temporada com um final planejado antes do cancelamento. E isso que é heroísmo.

3 comentários:

  1. aff
    eu nao achei o final bom nao
    sorry !!
    eu realmente amei smallville
    e eu acho q merecia um final melhor
    nao uma montagem de computaçao grafica e ilusao cientifica
    alou smallville vc poderia ter feiot melhor nesses 2 minutos finais nao?

    ResponderExcluir
  2. verdade, mais como sempre, quando eles retiram algo dos quadrinhos para a telinha, sempre mudam algo ou deixam a desejar, poderia ate ter sido muito melhor, pois acompanho a serie toda desdo inicio, mais nada vai mudar enquando alguem nao entrar realmente no espirito da coisa.
    =D

    ResponderExcluir
  3. Nossa então é porque voces não sabem o que é bom nossa eu amei o finale de Clark kent com ja diz no seu texto acima foi algo que marco muito minha infancia desde das primeiras series que eram exibidas no SBT um domingo sem smallville era como uma semana sem agua amo d+ pena que nao achei as novas aventuras de Clark e lois para baixar so achei umaa bem antigas! mais amei

    ResponderExcluir